Os cuidados paliativos farão uma grande diferença na sua qualidade de vida, por isso é vital que você os conheça e os aproveite.

Os cuidados paliativos são os cuidados de conforto e bem-estar oferecidos a todos os pacientes e seus familiares que estão vivenciando uma doença crônica não transmissível, como o câncer de mama metastático.

Cada médico oncologista está preparado para prover o controle paliativo dos sintomas, mas graças à tendência da medicina integrativa, surgiram especialistas e unidades de serviços paliativos que concentram os cuidados de qualidade de vida essenciais para os pacientes, fornecidos por uma equipe interdisciplinar, permitindo personalizar o tratamento para cada paciente.

A Dra. Silvia Allende, chefe da área de cuidados paliativos do Instituto de Nacional de Cancerologia do México, explica: “A clínica de cuidados paliativos não é apenas uma clínica da dor. O conceito de dor é muito amplo, existe a dor física, da mente, da alma, da economia, dos filhos, etc. Ao enfrentar uma doença como o câncer, o impacto é global, porque os seres humanos não são apenas corpo físico, são entes sociais, emocionais e espirituais.”

Assim sendo, o propósito principal é reduzir, aliviar ou controlar os sintomas secundários à doença ou tratamentos oferecidos nas áreas mencionadas:

1) Problemas físicos

Como a dor, fadiga, náuseas, vômitos, falta de respiração, desconfortos estomacais, inapetência e insônia. Estes sintomas podem ser tratados com medicamentos, terapia nutricional, fisioterapia, terapia ocupacional e técnicas de respiração. Também é possível beneficiar-se da quimioterapia, radioterapia ou cirurgia para reduzir o tamanho dos tumores que causam dor, bem como outras situações.

2) Problemas emocionais e sociais

Os especialistas podem fornecer ferramentas para que os pacientes e suas famílias possam enfrentar emoções como medo, ansiedade ou desesperança que acompanham o diagnóstico dessa doença. Para esta etapa recomendam-se grupos de apoio, reuniões familiares e terapia individual ou familiar.

3) Problemas espirituais

O câncer confronta as crenças, a fé e os valores das pessoas. Muitas vezes o paciente procura um sentido mais profundo da vida e do por que ou para quê sofre-se de uma doença. A equipe de cuidados paliativos pode ajudar o paciente a explorar essas crenças para encontrar paz e chegar a um ponto de aceitação da sua situação.

4) Problemas práticos

Eles podem ser preocupações financeiras, legais ou de trabalho. Nesse sentido os especialistas podem explicar os formulários complicados, ajudar na preparação da Diretiva antecipada de vontade ou Diretrizes médicas antecipadas. Além de ajudar a conseguir recursos de transporte ou hospedagem.

Acompanhamento em cada etapa

Outro benefício dos cuidados paliativos é o acompanhamento dos especialistas em todas as fases da doença. Perante a evolução do câncer, e pelo tipo de metástase, estabelecem-se diferentes cenários e possíveis opções. A informação e confiança gerada entre você como paciente e seus médicos é importante para poder ajustar-se e tomar as decisões em cada fase; inclusive deixar por escrito o que você deseja que seja feito na fase final para que nem médicos nem familiares tenham que decidir por você.

No âmbito dos cuidados paliativos você pode esclarecer todas as suas dúvidas e preocupações sobre questões difíceis como a sexualidade e inclusive sobre a morte. A morte é um assunto que gostaríamos de evitar, mas o fato de falar sobre ela com os especialistas lhe ajudará a diminuir o estresse e o medo, muitas vezes injustificado, pela falta de informação sobre o que pode acontecer e as opções que você tem.

Mitos dos cuidados paliativos

Existe a falsa de ideia de que os cuidados paliativos são o último recurso, o que faz com que muitas pessoas não procurem ter estes cuidados, segundo comenta a Dra. Allende:
“Quando os profissionais da saúde às vezes pelos falsos preconceitos, dizem para seus pacientes “Já não há mais nada a fazer, vá para cuidados paliativos”, então é quando a pessoa relaciona “se já não há nada a fazer, me mandam para os cuidados paliativos onde as pessoas morrem”. Temos observado a importância de que o paciente perceba que os cuidados paliativos são em prol da vida e não em prol da morte e isso inicia com o bom manejo da informação por parte dos médicos tratantes.”

O cenário ideal dos cuidados paliativos

O ideal, sem dúvida alguma é que você possa ser atendido num centro de cuidados paliativos que abranja os seguintes aspectos: físicos, emocionais, sociais, espirituais e práticos. O fato de não haver tempo de espera para ser atendido por diferentes especialistas, é muito valioso para a qualidade de vida. Então fale com o seu médico sobre as opções disponíveis no hospital ou instituição de saúde na qual você é atendido. Se ainda não houver esse serviço dentro do hospital, pergunte para o médico o nome de algum especialista ou clínica de cuidados paliativos externa com as quais ele tenha contato e possam fazer um acompanhamento do seu caso em conjunto.

Não podemos negar que com a evolução da doença as capacidades diminuem, mas com o atendimento adequado, esta etapa não ocorrerá de forma abrupta. Os cuidados paliativos lhe ajudarão a passar por essa transição bem como seus familiares, com todas as mudanças que porventura possam surgir, mas de uma forma gradual.

Fontes:

Silvia Allende, Chefe de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional de Cancerologia. México.
Pilar Arcanz, Javier Barbero, Pilar Barreto e Ramón Bayés Intervenção emocional nos cuidados paliativos, Modelo e protocolos, Editorial Ariel Ciências Médicas.

Realizado por: Gloria María Aguiar Green para Fundación Cima